sexta-feira, 30 de março de 2012

hachuras


 
Pode se classificar as hachuras em:
•  genéricas;
•  específicas.
 
As hachuras genéricas são compostas de linhas estreitas, eqüidistantes e paralelas entre si e inclinadas a 45° com os contornos principais da peça.

Fig. 5.1.1 - (MÉMOTECH DESSIN TECHNIQUE - Pillot, C.)
Para representar as hachuras adotam-se os seguintes métodos:
•  manualmente – com o esquadro de 45°:
•  faz-se uma marca distante da borda do esquadro a distância que se deseja ter entre as linhas das hachuras;
•  posiciona-se o esquadro sobre a régua paralela e traça-se a primeira linha da hachura;
•  desloca-se o esquadro em direção a linha traçada de forma que a marca feita no primeiro passo fique sobre a referida linha;
•  traça-se a segunda linha da hachura;
•  desloca-se novamente o esquadro de forma que a marca fique sobre a última linha traçada e repete-se estes dois últimos passos para a representação das demais linhas da hachura
Fig. 5.1.2 - (DESENHO TÉCNICO - CUNHA, L.V.)
•  manualmente – com instrumento específico para execução de hachuras: existem alguns instrumentos de desenho técnico específicos para facilitar e agilizar o desenho de hachuras, nos quais se regula a distância que se deseja entre as linhas da hachura e uma régua avança quando se pressiona um botão, servindo como apoio para o traçado das linhas da hachura.
•  através de programas computacionais (CAD): quando da confecção de desenhos através de programas computacionais utilizam-se comandos específicos dos programas, destinados à representação de hachuras de forma automatizada.
A distância entre as linhas da hachura depende do tamanho da região a ser hachurada. As linhas devem estar espaçadas de tal forma que não fiquem nem próximas demais nem afastadas demais (figura 5.1.1).
Nos casos extremos temos que para regiões muito grandes a serem hachuradas pode-se colocar a hachura somente no contorno da área hachurada (figura 5.1.3).

Fig. 5.1.3 - (DESENHO TÉCNICO E TECNOLOGIA GRÁFICA - French, T. E. & Vierck, C. J.)
Nos casos opostos, ou seja, de peças muito delgadas (com pouca espessura) utiliza-se um tipo particular de hachura, chamada hachura enegrecida, que consiste em “pintar” totalmente de preto a superfície a ser hachurada.

Fig. 5.1.4 - (NBR12298 /1995 )
Neste caso, se tivermos duas peças encostadas entre si, ambas com hachuras enegrecidas, verifica-se que a separação entre as elas desapareceria. Para evitar este efeito coloca-se esta linha de separação em branco para salientar sua posição - chama-se esta linha de separação entre as peças de “linha de luz”.

Fig. 5.1.5 - (EXPRESSÃO GRÁFICA DESENHO TÉCNICO - Hoelscher, R.P. & Springer, C.H. & Dobrovolny, J.S.)
 
Em todos os desenhos e vistas secionadas utilizados na representação de uma mesma peça adota-se sempre o mesmo tipo de hachura. Já quando se tem peças diferentes representadas em um desenho de conjunto utilizam-se, obrigatoriamente, hachuras diferentes para cada uma das peças, de forma a salientar que tratam-se de peças distintas. Para tanto, quando se está utilizando hachuras genéricas, pode se trocar a orientação e/ou o espaçamento entre as linhas como forma de diferenciar peças distintas.

Fig. 5.1.6 - (DESENHO TÉCNICO E TECNOLOGIA GRÁFICA - French, T. E. & Vierck, C. J.)
As hachuras específicas servem para representar os materiais constituintes de cada peça que está sendo cortada. São regidas pela norma NBR 122.98/1995 no caso dos desenhos em geral e pela norma NBR 6492/1994 no caso de desenhos específicos para edificações ou projetos de arquitetura. São utilizadas principalmente em representações onde se tem mais de um tipo de material sendo utilizado ao mesmo tempo e desde que a escala do desenho permita sua adequada visualização.

Fig. 5.1.7 - (EXPRESSÃO GRÁFICA DESENHO TÉCNICO - Hoelscher, R.P. & Springer, C.H. & Dobrovolny, J.S.)

Fig. 5.1.8 - Hachuras específicas - (EXPRESSÃO GRÁFICA DESENHO TÉCNICO - Hoelscher, R.P. & Springer, C.H. & Dobrovolny, J.S.)

Fig. 5.1.9 - Hachuras específicas - (ARTE DE PROJETAR EM ARQUITETURA - Neufert, P.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário